A imprensa internacional não está falando do Brasil hoje.
Essa constatação, que poderia parecer banal, merece ser dita com clareza porque revela algo sobre o próprio mecanismo de enquadramento que El Mirador.News busca mapear. O feed de notícias que chega sob a rubrica "Brasil" não contém nenhuma manchete sobre o Brasil. Contém notícias sobre Ucrânia, Estados Unidos, Espanha, França, Coreia do Sul, Irã. Uma única entrada, aquela sobre Rafael Oliveira e a Heineken, poderia ser brasileira por seu nome, mas é um texto do El País América sobre mudanças em liderança corporativa que poderia ter sido publicado em qualquer lugar onde a empresa opera.
O que isso significa? Significa que numa segunda-feira qualquer, a agenda internacional não reservou espaço para o Brasil. Não há crise que mereça cobertura urgente, nenhuma decisão política que atravesse fronteiras, nenhum fenômeno natural ou social que capture a atenção dos editores estrangeiros. O Brasil existe, mas não merece ser enquadrado. Não merece ser visto.
Há ironia nessa ausência. Durante meses, a imprensa internacional cobriu o Brasil através de lentes bem definidas: a recuperação das baleias jubarte como metáfora de esperança, os conflitos palacianos dos Bolsonaro como drama familiar, as decisões do Supremo Tribunal Federal como prova de que as instituições funcionam. Havia, portanto, um Brasil sendo construído no imaginário estrangeiro, um país que podia ser interpretado, que tinha narrativa, que ocupava espaço na mente dos leitores de fora.
Hoje não. Hoje o Brasil desapareceu da agenda. Não porque tenha resolvido seus problemas, não porque tenha deixado de ser relevante. Desapareceu porque a atenção internacional se concentrou em outras crises mais urgentes, mais sangrentas, mais próximas das preocupações geopolíticas do Atlântico Norte. A morte de um senador americano, os ataques do Irã, o calor extremo da Coreia do Sul, os incêndios da Espanha: esses eventos reclamam espaço nas primeiras páginas.
O Brasil, quando desaparece assim, retorna a um estado de invisibilidade que é quase mais revelador que qualquer cobertura. Porque mostra que o interesse estrangeiro não é estrutural, não é baseado numa curiosidade genuína sobre o país. É conjuntural, episódico, dependente de crises que façam sentido dentro de uma narrativa global já estabelecida. Quando nada de urgente acontece, quando não há drama político ou fenômeno natural espetacular para ser enquadrado, o Brasil simplesmente não existe para o olhar internacional.
Isso não é uma crítica ao Brasil. É uma observação sobre como funciona a máquina de produção de sentido no jornalismo internacional. O Brasil só é visto quando pode ser interpretado através de lentes que já existem, quando sua história pode ser contada de forma que faça sentido para leitores em Madrid, Paris ou Nova York. Quando fica silencioso, quando não oferece nada que se encaixe nesses enquadramentos, desaparece.
A próxima crise virá. Haverá manchetes novamente. E quando chegarem, será interessante observar qual será o fio narrativo escolhido, qual será o ângulo que o Brasil receberá. Porque isso dirá menos sobre o Brasil do que sobre as obsessões e preocupações de quem está olhando de fora.