A imprensa estrangeira que cobre o Brasil hoje o faz através de uma lente curiosa: a vulnerabilidade econômica diante de decisões tomadas em Washington. A manchete sobre a estratégia de Trump e seu impacto tarifário é, formalmente, sobre Brasil, mas o enquadramento revela algo que merece exame. O país não aparece como agente, mas como objeto de uma política externa americana. O cientista político citado avalia a faca de dois gumes, o que significa que a narrativa internacional não está preocupada com o Brasil em si, mas com como as ações dos Estados Unidos o afetarão. É um tipo de cobertura que inverte a hierarquia: o Brasil é notícia apenas enquanto sofre as consequências de decisões alheias.
As outras duas manchetes confirmam um padrão que já havia se consolidado nos editoriais anteriores. A Europa com suas mortes por calor e a Índia com seus feminicídios ligados a dotes não têm qualquer relação com Brasil, e no entanto chegam sob a rubrica Brasil. Isso não é negligência ocasional. É uma estrutura de enquadramento que revela como a imprensa internacional, ao organizar sua cobertura por regiões geográficas, frequentemente preenche espaços destinados a um país com notícias de qualquer outro lugar que pareça remotamente relevante ou dramático.
O que é novo hoje, porém, é o tipo de Brasil que emerge quando ele finalmente aparece. Não é o Brasil das fraturas internas, das crises políticas domésticas ou das dinâmicas regionais. É o Brasil como economia vulnerável, dependente, à mercê de flutuações de política comercial externa. A cobertura internacional, ao escolher falar sobre tarifas de Trump e seu efeito no país, reduz o Brasil a uma variável em um cálculo que não lhe pertence. O país é notícia porque é vítima potencial, não porque possui agência própria sobre seu futuro econômico.
Isso marca uma diferença sutil mas significativa em relação aos editoriais anteriores. Antes, o Brasil desaparecia completamente do enquadramento estrangeiro, dissolvido em narrativas continentais ou substituído por notícias de terceiros países. Hoje, ele reaparece, mas apenas para ser mapeado como território de impacto colateral. A imprensa internacional não está interessada em compreender as políticas brasileiras de resposta, as estratégias de negociação ou a capacidade de adaptação. Está interessada em quantificar o dano que uma decisão americana causará a um país que, no imaginário internacional, existe principalmente como receptor passivo de choques externos.