A imprensa estrangeira enxerga o Brasil hoje como um país cujas crises diplomáticas deixaram de ser ruído de fundo e se tornaram protagonistas da sua própria campanha eleitoral. Não é um detalhe menor. A Infobea América, que serve como termômetro confiável do olhar latino-americano sobre a região, dedica sua cobertura principal não à disputa entre candidatos, mas ao duplo conflito que Brasília mantém simultaneamente com Washington e Buenos Aires, e ao modo como essas tensões externas ressurgem como temas de campanha interna.
O enquadramento é preciso: duas crises que deveriam ser assuntos de chancelaria tornaram-se matéria de corrida presidencial. A revogação do visto da embaixadora Maria Luiza Ribeiro Viotti é narrada não como um incidente diplomático isolado, mas como parte de um padrão de "escalada deliberada de medidas hostis", segundo a própria caracterização do governo brasileiro. A degradação das relações com a Argentina, por sua vez, é apresentada como resposta direta aos insultos de Javier Milei contra Lula, proferidos inclusive em solo brasileiro durante o lançamento da candidatura de Flávio Bolsonaro. O detalhe importa: a imprensa internacional nota que um presidente estrangeiro compareceu a um ato de campanha da oposição brasileira. Para o leitor internacional, isso não é apenas uma falta de protocolo. É interferência.
O que distingue esta cobertura das anteriores é a forma como a imprensa estrangeira agora percebe a vulnerabilidade eleitoral de Lula diante dessas crises. As pesquisas que a Infobea cita mostram que 43% dos brasileiros acham que o presidente respondeu mal aos aranceles americanos, enquanto apenas 38% o apoiam. Mais revelador ainda: 45% dos eleitores acreditam que o respaldo de Trump a um candidato reduz suas chances de vitória. Isso significa que a interferência externa, real ou percebida, funciona contra quem ela supostamente beneficiaria. Flávio Bolsonaro, apesar de ter perdido terreno inicialmente pela suspeita de ter pressionado Washington, agora recupera-se. O correspondente estrangeiro lê isso como um sinal de que a política externa, que deveria ser trunfo de Lula, tornou-se um campo de batalha cujo resultado ninguém controla completamente.
A narrativa que emerge é a de um Brasil cercado: por um lado, um presidente americano que revoga vistos e impõe aranceles; pelo outro, um presidente argentino que insulta publicamente o mandatário brasileiro e comparece a atos da oposição. Lula responde com linguagem de defesa soberana, afirmando que o Brasil "está preparado para enfrentar a qualquer pessoa de fora que queira interferir". Mas o que a imprensa internacional lê nessa frase não é força. É defensiva. É um presidente que precisa afirmar sua capacidade de resistência porque essa capacidade está sendo questionada.
Há um segundo nível de análise que a cobertura estrangeira não deixa de notar, ainda que discretamente. O chanceler argentino, Pablo Quirno, ao rejeitar as críticas e afirmar que "a região está mudando de direção ideológica", está dizendo algo que ressoa além das fronteiras: que há uma reconfiguração geopolítica em curso, e que Trump, Milei e a oposição brasileira estão alinhados nela. A imprensa internacional não precisa dizer explicitamente que existe uma coordenação entre esses atores. O fato de que Milei compareceu ao lançamento de Bolsonaro, de que Trump designou um embaixador que Brasília recusa, de que ambos pressionam simultaneamente, fala por si. O enquadramento da Infobea é o de uma região que se divide ideologicamente, e o Brasil é o campo de batalha dessa divisão.
O que está ausente dessa cobertura é igualmente significativo. Não há análise das razões substantivas dos conflitos. Os aranceles americanos são mencionados apenas como contexto, não como ponto de partida. A recusa brasileira de reconhecer o embaixador designado por Trump aparece como obstáculo burocrático, não como questão de soberania. O sistema de pagos PIX e a regulação de plataformas digitais, que Bolsonaro cita como razões para os aranceles, são reduzidos a uma acusação sem peso. A imprensa estrangeira, em suma, não está interessada em quem tem razão nas disputas comerciais ou regulatórias. Está interessada no fato de que essas disputas explodiram em crise diplomática em pleno ano eleitoral.
O resultado é um Brasil que comparece no noticiário internacional não como um país que governa, mas como um país que reage. Não como um ator que define a agenda regional, mas como um ator que sofre pressão de potências maiores e de vizinhos ideologicamente alinhados contra ele. Oito semanas antes das eleições, essa é a imagem que a imprensa de fora retém: um presidente cercado, uma oposição que se beneficia da pressão externa, e um eleitorado que não sabe bem se a resposta de Lula à crise foi firmeza ou incompetência. A cobertura estrangeira não inventa essa ambiguidade. Ela a registra. E ao registrá-la, a amplifica.