Inicio/Opiniones · Brasil
En vivo
🇧🇷 Brasilmiércoles, 19 de agosto de 2026

A descoberta de petróleo na foz do Amazonas, anunciada com pompa pelo governo Lula, oferece à imprensa internacional um cenário pronto para ser lido em duas chaves: a da soberania nacional e a do paradoxo ambiental. O enquadramento escolhido pelo El País América é exemplar: o presidente voa 175 km mar adentro para celebrar um achado que, em suas palavras, "significa soberania nacional", enquanto técnicos da Petrobras se debruçam sobre dados ainda incertos sobre volume, qualidade e viabilidade comercial do óleo. A narrativa é clara: Brasil, potência petrolífera, avança rumo à autossuficiência energética, repetindo o sucesso do pré-sal, descoberto em 2006 e responsável hoje por 80% do abastecimento nacional. A ambição é grande — o país já é o sétimo maior produtor mundial e aspira ao quinto lugar — e a comparação com a Guiana, cujos poços transformaram a economia vizinha, é inevitável.

No entanto, o mesmo texto revela a tensão que essa narrativa carrega. Lula, ciente das críticas ambientalistas, apressa-se a dizer que não nega a luta contra os combustíveis fósseis, mas que o dinheiro do petróleo financiará a transição energética. A ironia, não sublinhada pelo veículo, é óbvia: como um país que se vangloria de sua matriz energética limpa — com 80% de sua eletricidade vinda de fontes renováveis — pode justificar a exploração de um novo campo em uma região tão sensível quanto a foz do Amazonas? O El País não esconde as dúvidas técnicas que adiaram o projeto por uma década, nem a autorização dada pelo Ibama, concedida às vésperas da COP30, em Belém. A pergunta que fica no ar é se a pressa em explorar o petróleo não ofusca a urgência climática que o Brasil, como anfitrião da conferência, deveria encarnar.

As manchetes de hoje, entretanto, mostram que o Brasil não é mais do que um coadjuvante no noticiário global. Enquanto a COP17 na Mongólia alerta para a desertificação que ameaça 75% da população mundial, ou enquanto a Europa debate migração a partir de Ceuta, o país figura apenas como pano de fundo em discussões que, em tese, deveriam interessá-lo diretamente. A descoberta petrolífera, por mais relevante que seja para o governo, não consegue se impor como tema central no imaginário internacional. Mesmo quando o Brasil é notícia, como no caso do petróleo amazônico, a cobertura é pontual, fragmentada, sem fôlego para aprofundar os dilemas que o achado impõe.

Há aqui um paradoxo: enquanto o governo brasileiro insiste na narrativa da soberania energética, a imprensa estrangeira parece mais interessada em enquadrar o país como um ator secundário, cujas ações — sejam elas ambientais, políticas ou econômicas — não alteram o tabuleiro global. O petróleo da foz do Amazonas é, afinal, mais uma peça em um jogo cujas regras são escritas longe dali.

Compartilhar